Alunos da rede municipal apresentam o espetáculo de ballet O Pedro e o Lobo
Projeto tem como objetivo, aliar culturas, educação e arte e promover o desenvolvimento dos estudantes
O Ballet Educação de Volta Redonda realizou neste sábado, dia 20, a apresentação do espetáculo O Pedro e o Lobo, no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Junior, anexo ao Colégio Getúlio Vargas, no bairro Laranjal. O espetáculo aconteceu em duas sessões: às 15h e às 18h. Os alunos participaram da apresentação do espetáculo Pedro e o Lobo que é uma história com música, em que cada personagem representa um instrumento musical da orquestra.
A secretária de Educação, Rita Andrade, destacou a importância do projeto e, principalmente, o aprendizado que o Ballet Educação proporciona. O Projeto Ballet Educação é a união da graça, disciplina e competência artística aliada a arte, cultura e educação. É um espetáculo que o Governo Samuca Silva e a SME ajuda a proporcionar a população de Volta Redonda, disse a secretária de educação enfatizando que mais de 2.500 alunos da rede publica de ensino já passaram pelo projeto.
Atualmente o projeto atende 400 alunos entre 6 e 14 anos. De acordo com a coreógrafa e professora do projeto, Izabel Santos Leal, esse é um projeto cultural, artístico e transformador em que os alunos se dedicam muito. Ensaiamos quatro meses para essa apresentação e os alunos ficaram animados, pois essa é a primeira vez que eles se apresentaram neste teatro. Esse é o 13º ano de espetáculo do projeto Ballet Educação e 190 crianças participaram das apresentações de hoje, contou.
Para Cidilaine Gonçalves Celestino, 39 anos, moradora do bairro Coqueiros e mãe da aluna Helena de 14 anos que está participando da apresentação, o sábado foi de comemoração. A Helena depois que entrou nesse projeto é outra pessoa. O Ballet Educação tornou minha filha disciplinada e mais produtiva na escola. Hoje ela tem outra postura. Esse é um projeto muito importante. É muito bom participar de um espetáculo como esse e ver nossas filhas dançando tão lindamente, disse a mãe emocionada.
Quem concorda com ela é a Daniele Maria dos Santos, de 36 anos, do bairro Santo Agostinho. Quando a Ana Caroline fez a audição e passou, comemoramos, pois ela gosta muito de dançar. Os dias em que ela participa das aulas são os mais felizes. E hoje vemos o resultado de todo esse trabalho. É, realmente, um projeto que atende crianças que jamais teriam oportunidade de estar se apresentando como hoje, disse Daniele.
Festival de Dança Infantil - Cerca de 250 crianças do Projeto CEM (Crescer em Movimento) e de academias convidadas participaram nesse sábado, dia 20, do Festival de Dança Infantil, que aconteceu no Ginásio Heth Lustosa Bastos, bairro Três Poços, em Volta Redonda. Promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer (Smel), o evento teve como tema Festival das Cores reunindo diversidade e alegria que o colorido e a beleza das cores proporcionam.
O festival é um encontro resultante do planejamento das aulas de dança dos Nelfes (Núcleos de Esporte e Lazer e Fomento ao Exercício Físico). Durante o evento foram realizadas 18 coreografias de estilos variados, como balé, Jazz, balé clássico, entre outros. O evento contou ainda com apresentações de um grupo do Projeto MIM (Melhor a Idade em Movimento) e o Grupo de Dança da Smac (Secretaria de Ação Comunitária).
Segundo a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, o festival visa fomentar a cultura corporal do movimento através de diversas modalidades da dança, integrando os alunos e suas famílias e a comunidade. É preciso destacar o empenho dos professores que se dedicam com muito carinho o evento dos núcleos de esporte, lazer e fomento ao exercício físico (Nelfes) que atuam, disse Maria Paula Tavares.